Olá, eu sou a Jaqueline Noleto, uma paraense apaixonada por vidro, mãe de três meninas incríveis. Sabe aquelas perguntas de infância sobre o que você quer ser quando crescer? Pois é, eu sempre dizia: "quero fazer bijuterias e vender na praia!" 🤣 Bom, não estou na praia, mas estou fazendo algo ainda melhor.
Cresci numa família onde todo mundo era meio artista. Meu pai era o tipo 'Professor Pardal', que inventava de tudo, e minha mãe? Ah, ela adorava trabalhos manuais. Com esse background, não é surpresa que eu tenha me apaixonado pelas arte feita a mão.
Minha jornada acadêmica foi uma aventura – comecei em um curso, fui para outro, mas nada parecia certo. Até que decidi me jogar de cabeça em Artes Visuais e... bingo! Aí, no ano 2000, descobri a Vitrofusão, uma técnica de trabalhar com vidro que mudou minha vida. Fiquei tão fascinada que larguei tudo para mergulhar de cabeça nesse mundo. E sabe o que fiz? Viajei pelo mundo atrás de conhecimento. Itália, Chile, Argentina, Uruguai, Inglaterra... Cada lugar me ensinou algo novo e incrível sobre vidro.
Agora, estou aqui em Porto Alegre, com meu atelier no Sítio das Artes, um lugar mágico cercado pela natureza, onde eu misturo minhas duas paixões: criar com vidro e ensinar essa arte para outras pessoas. Minhas alunas até dizem que o atelier é “um pedacinho do céu”. E eu concordo!
Além de criar peças únicas, organizo encontros com artistas fantásticos e seminários internacionais, trazendo gente do Uruguai, México, Argentina... tudo para compartilhar essa paixão pela Vitrofusão.
Nessa jornada de ensino, tive a oportunidade de dar aula para a Marisete Tesser, ou Mari, como todos a chamamos. Ela, assim como eu, também é apaixonada pelo vidro. Gaucha, mãe de uma linda menina, e com uma habilidade incrível para as artes manuais, passou de aluna à parceira de trabalho na criação das joias de vidro. Do convívio no atelier passamos a viajar juntas para participar de cursos, Bienais, feiras, exposições, e agora nos dedicamos a transformar vídros em joias únicas e autorais que vem encantando um público que sabe valorizar a moda autoral
Então, é isso! Arte, vidro e um coração cheio de amor. Esse é o meu mundo, e eu estou super feliz de compartilhar ele com vocês.